Comentaremos abaixo alguns dos verdadeiros desafios da Liderança para o século XXI já que vimos no post Liderança para o século XXI (Parte I - Novidades empoeiradas), que a questão comportamental da Liderança está bem consolidada.
Mudanças sempre aconteceram
Essa história de século XXI é meio arbitrária porque a vida não ocorre em saltos: as mudanças são contínuas e acontecem há centenas de anos.
O livro Futurehype de Bob Seidensticker, afirma que não é verdade que as mudanças estão acelerando cada vez mais. De fato, podemos ver que a maior parte da nossa vida quotidiana lida com coisas que já estão aí há muito tempo. O que comemos, bebemos, vestimos, e a forma como trabalhamos, nos divertimos e viajamos, não estão, de fato, sofrendo alterações radicais.
A ilusão da mudança desenfreada é reforçada porque em cada época a mídia foca no nicho que está em ebulição, porque é mais excitante e interessante. Vivemos no passado a revolução da imprensa, do vapor, da eletricidade, do telefone (fixo), dos carros, dos aviões, dos transistores, dos microcomputadores, etc. Muitas novidades também não decolaram. Por exemplo, o cinema 3D tentou entrar no passado e está tentando de novo. Aliás, o próprio cinema já teve sua agonia prevista algumas vezes e ainda está bem vivo.
A Internet está ficando onipresente
O nicho atual é a mobilidade e a universalidade da Internet, apoiado pela "lei" de Moore, enunciada em 1964, onde George Moore, então presidente da Intel, afirmava que a cada 18 meses dobraria a densidade de transistores.
A Internet em si já está bem estabelecida e sem grandes novidades recentes. A própria Web 2.0, que tem tornado a Internet mais participativa, por incentivar a interação e a geração de conteúdo pelos internautas, também não é mais novidade.
O que está trazendo a Internet para outra dimensão é a universalização do seu uso, mesmo nas classes sociais menos favorecidas. Isso decorre do barateamento dos meios de acesso e da comunicação, embora de forma desigual em diferentes lugares. Além disso, está ocorrendo uma enorme popularização do acesso móvel, através de celulares e smartphones. No Brasil, a classe C e até a classe D estão entrando nesse jogo.
Essa ampla adoção precede a mudança cultural que está em curso e que está mexendo com o dia-a-dia das pessoas. A leitura de jornal e revistas físicas está em certa queda, a TV e o rádio também, porque o tempo das pessoas é um só e a competição com a Internet é intensa. A publicidade, principal fonte de rede das mídias convencionais, vai se fincando na Internet atrás dessa audiência.
O que muda com a Internet
A diferença fundamental que a Internet permite um nível de interação e possibilidades muito maior que as mídias tradicionais. Isso muda todo relacionamento entre empresas e dessas com os consumidores, em termos de informação, serviços e reputação:
- A Internet absorve um mercado consumidor mais e mais voraz, que concorre cada vez mais com as lojas físicas e também as complementam.
- A concorrência vai ficando mais acirrada, porque o investimento de entrada é cada vez menor, à medida que abrir uma loja virtual torna-se cada vez mais barata.
- O acesso rápido à informação, incluindo o preço, tende a tornar mais difícil a vida de produtos e serviços de baixa qualidade e a prática de preços altos.
- Surgem numerosas possibilidades novas de negócios, principalmente no campo de prestação de serviços: advogados virtuais, computação em nuvem (sistemas disponibilizados online), resolução de problemas empresariais ( www.innocentive.com ) e muito mais.
- Agiliza e otimiza o relacionamento entre empresas (B2B), em relação a áreas como compras, logística, pós-venda, publicidade, etc.
- Aumenta as consequências do bom e, especialmente, do mau atendimento aos clientes, pela reverberação desses, através das redes sociais, blogs e sites em geral.
- Aumenta as possibilidades e torna mais fácil o relacionamento (automatizado ou não) um-para-um de uma empresa com seus clientes, através de histórico de hábitos de consumo e visitação, redes sociais, blogs, promoções personalizadas, etc.
- Estimula o mercado de nicho, porque em escala global é muito mais fácil reunir um grupo maior de interessados nos mais exóticos produtos e serviços, Veja o serviço de viagens para mascotes em www.strangemall.com
- Hoje, cada vez mais, está se tornando possível terceirizar até mesmo serviços bastante complexos. Por exemplo, a Índia disponibiliza uma enorme força de trabalho bem-educada e que domina o Inglês, a um custo baixo em relação ao americano.
Internet mexe com a cultura
Todos, especialmente os jovens, vão se habituando a novas práticas culturais, que se traduzem em termos de hábitos, relacionamentos, hobbies, etc. Os relacionamentos turbinados pela Internet criam possibilidades quase infinitas de interação, divulgação e troca de informações.
Os jovens de hoje serão os adultos de amanhã e estarão no controle das empresas, da política e da economia. Isso irá acelerar ainda mais as mudanças culturais.
O que muda na Liderança
Hoje em dia, com o aperfeiçoamento dos meios de comunicação (a popularização da videoconferência é só uma questão de tempo) o trabalho presencial cada vez se tornará menos essencial e as diferenças geográficas tendem a ficar menores. Desse modo, alguns setores mais comoditizados, não precisariam mais ser replicados em cada unidade geográfica de uma megacorporação.
Para se adaptar a essa nova realidade, é preciso se interessar pelo mundo e pelas mudanças, mantendo-se informado. Nesse ponto, há um grande risco de que a busca incessante pela informação, produza tanta ansiedade, que acabe afogando o líder em ascensão. Assim, é preciso, mais do que nunca, que o líder exerça uma grande seletividade na coleta de informações, para não se perder, como Negócios S/A detalha no tópico sobre Informação.
Além disso, é essencial que o líder adote pessoalmente as novas tecnologias, para entendê-las melhor. Porque a experiência vivida é muito mais rica do que meramente se informar. Por exemplo, não se deve achar que o Facebook é coisa de adolescentes ou pessoas desocupadas. Abrir e usar uma conta no Facebook é um ótimo meio de compreender um pouco desse mundo, ainda que depois se deixe a conta meio esquecida, se for uma conta pessoal. O mesmo vale para diversas outras tecnologias.
Como dito acima, um CEO não pode se deixar levar pelo canto de sereia da mudança e se descuidar do que já existe só porque isso não está tão destacado na mídia. É preciso cautela contra afirmações que dizem que lojas físicas ou livros de papel estão prestes a ficar ultrapassados.
Para finalizar
Um líder precisar estar com um olho na missa (as mudanças, em especial as resultantes da democratização da Internet e da mobilidade) e outro no padre (na grande maioria das coisas que não estão mudando).
Para finalizar
Um líder precisar estar com um olho na missa (as mudanças, em especial as resultantes da democratização da Internet e da mobilidade) e outro no padre (na grande maioria das coisas que não estão mudando).
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